sexta-feira, 13 de julho de 2012

Akafuku de Mie





Aos 5 anos de idade, visitei o Japão pela primeira vez. Na época não existia o Aeroporto Internacional de Guarulhos e tínhamos de pegar o ônibus executivo da Itapemirim, de Congonhas rumo à Campinas, no novíssimo Aeroporto de Viracopos. E lá era aguardado o Boeing 747-100 da Japan Airlines, que me levaria até Miami, Anchorage (no Alasca) e finalmente depois de 26 horas de vôo no total, pousava em Haneda, em Tokyo.

A casa da minha avó paterna, na cidade de Tsu, Província de Mie, fica na parte central do Japão, onde hoje é habitado por muitos brasileiros. E também, Mie tem o Tratado de Irmandade com o Estado de São Paulo. Por isso, em muitos órgãos governamentais, estações e pontos de ônibus, contém informações em português. Ah, e ainda um pouco distante de Tsu, fica a cidade de Suzuka onde fica o palco do Grande Prêmio do Japão de Formula-1.

Bom, chega de papo. O que me mais fascinou na cidade e claro por eu ser uma criança, foi um doce típico feito apenas por uma massa de feijão Azuki por fora e bolinho de arroz Moti no recheio, chamado de AKAFUKU ou “Sorte Vermelha”.

Mas o negócio é o seguinte: É MUITO BOM!!!

A massa de Azuki que são divididos em 2 estilos: O Tsubu An e Koshi An. Este segundo, onde os grãos são totalmente amassados e retirados qualquer resíduo da casca. Ao colocar na boca, vai derretendo lentamente, mesclando com a maciez porém firme do Moti, feito de Motigome ou como conhecemos, Arroz Glutinoso.

Lógico que se nós observarmos apenas os ingredientes, alguns podem achar: “E?” Mas a sua tradição artesanal de misturar pacientemente o Azuki, o ponto certo, o teor do açúcar textura do Anko (Massa de Azuki), maciez do Moti, torna-se um dos produtos que mais representa a província por séculos. Eu diria do Japão todo. É aberto à visitação e quem for lá vai comprovar o que estou dizendo.

O doce Akafuku, além do famoso doce fabricado na cidade de Ise, leva o  nome da empresa Akafuku Honten, fundada em 1707 e desde então, expondo apenas esse único doce que se tornou um patrimônio local. Só se faz isso!! 

Um ponto fundamental contribuiu para o seu secular sucesso. Desde a sua abertura e até os dias de hoje, a empresa fica às margens do Rio Isuzu e ao lado do único acesso, na época e hoje o mais próximo do Templo Ise Jinguu, onde milhares de japoneses e turistas, passam por lá, inclusive o Imperador. 


Todos os antecessores imperiais são reverenciados pelos monges de Ise e portanto a cada ano, o Imperador Japonês, deve comparecer e prestar a sua homenagem ao seus ancestrais. Seguindo o protocolo, a tradicional cavalgada no cavalo branco com trajes de kimono e a espada. Muito lindo.

Quem passar pela Província de Mie, recomendo muito.........trazer aqui para o Adegão!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Onde fica?
AKAFUKU HONTEN
Quadra 26, Ujinakanoki - Ise, Mie
CEP 516-0025
Tel 0120-081-381


2 comentários:

  1. Quem sabe um dia eu volte ao Japão para passear e aproveito pra conhecer a cidade e o doce.
    Adoro anko e já ajudei muito a minha mãe a fazer. Dá um trabalho danado, mas vale a pena.
    No final, a gente fazia bolinhas e comia feito brigadeiro (sem granulado), rs.
    Um beijo e tô gostando do blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina

      A Província de Mie é um pouco fora de mão, mas vale muito a pena. É pegar o trem bala de Tokyo para Nagoya e conectar em outra linha. Esse AKAFUKU é espetacular. Na verdade é difícil de converter em texto. Fazer Anko é um saco. Fogo super baixo, misturar devagar e sem parar, bolha estouram e queimam a sua mão, etc. Uma dica é sempre adoçar pouco a pouco, se não os grãos absorvem tudo de uma vez.
      Obrigado pelo comentário

      Beijos

      Adegão,O

      Excluir