quarta-feira, 18 de julho de 2012

Furikake




Sabe aqueles dias, que você não tem saco para nada? Muito menos para cozinhar? Mas vê que tem arroz e basta colocar lá dentro que a panela se encarrega de fazer? Eu então, numa casa japonesa, o que não falta é arroz, chá verde, misso, shoyu e FURIKAKE ou OCHAZUKE NO MOTO. 

Bom o Furikake, o principal amigo dos solteiros ou das refeições improvisadas, é um ótimo aliado para aqueles dias que o bicho-preguiça não sai das suas costas. O Furikake são ingredientes secos, temperados e picados em flocos, que vem em pacotes para família ou em sachês individuais. Se bem que no meu caso, preciso de dois.

O termo FURIKAKE vem do verbo “Furikakeru”, que é “Espalhar em cima”. Por volta de 1926 bem no começo da Era Showa, no intuito de ter produtos que pudessem consumir rápido, a Associação Furikake do Japão (toin) descobriu que, na Província de Kumamoto, existia um pózinho chamado de “Gohan no Tomo”ou “Amigo do Arroz” e considerou o item como o primeiro do país.

Hoje é possível encontrar em qualquer supermercado japonês e principalmente em lojas de conveniência. No Brasil também em lojas especializadas em produtos japoneses, vendem os mais variados tipos e ingredientes.

Desde salmão, algas, wakame, ovo, bonito, umê, wassabi, tarako (ovas de bacalhau) entre outros. Todos em formato de flocos, além do perfume de cada um, é uma boa forma de estimular a criançada a comer arroz, já que é bastante colorido, atrai pelo visual. Também pode finalizar uma pratos ou uma salada.


Mas o uso correto do Furikake, é para um rápido lanche, forrar o estômago depois de ter enchido a cara ou quando a preguiça ganha do homem. Existe sim um cuidado a tomar, pois o Furikake contém tanto glutamato monossódico, que em excesso não é bom para o nosso corpo. Muito menos se uma criança comer o tempo todo. 

Os flocos coloridos, também são itens de sobrevivência, assim como os Cup Noodles, já que tem uma validade grande e pode ser armazenados desde que em locais secos. 

Existe também os OCHAZUKE NO MOTO ou chamado apenas de Ochazuke, que são esses mesmo flocos que, ficam mais aromáticos quando despeja-se o chá verde. 

Vale um alerta. Tanto o Furikake quanto o Ochazuke, engana bem o estômago. Mesmo comendo uma tigela inteira de arroz, em 1 ou 2 horas, sentirá fome novamente. 


2 comentários:

  1. Muito legal seu blog Iida san !!!! Vou seguir !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Jo-san!!
      Que honra!! Seja muito bem vindo e espero seus valiosos comentários. Não sou itamae nem chef, mas vou escrevendo o que enxergo e o que investigo sobre a culinária japonesa.

      Um forte abraço!!!

      Adegão,O

      Excluir