terça-feira, 17 de julho de 2012

EKI BEN


(Bentôs vendidos na estação)

Se tem uma coisa que eu tenho uma paixão a ponto de trocar a rapidez da viagem de avião por uma de trem, são os OBENTÔs vendidos a bordo ou nas estações, que teoricamente são os mesmos.

Chamado de “Eki Uri Bentô” que encurtou para “Eki Bentô” e foi mais ainda e hoje se chama “EKI BEN”. Em qualquer trem que circula pelo Japão, tirando os metrôs, carrinhos com bentôs (marmitas), chás, doces, sanduíches e bebidas, circulam pelos vagões. E a etiqueta japonesa, sempre presente o tempo todo. Ao entrar ou sair do vagão, as simpáticas vendedoras, sempre reverenciam os passageiros. 

O EKI BEN, surgiu em 1885 na Província de Tochigui, quando as viagens eram bem longas e quase nada de estações durante a viagem. E quando parava, só tinham alguns minutos. O jeito foi recorrer em servir a bordo. Na época eram Oniguiris (Bolinho de Arroz com alga em volta). Melhor que nada.

Agora eu mesmo, em qualquer idade, quando a porta do vagão se abre e ouço o carinhos entrando, pareço um refugiado que não comia faz semanas. Talvez pela primeira vez que viajei de trem no Japão, estive com tanta fome, que a vendedora parecia um anjo trazendo guloseimas para este infeliz que nunca se comportou quietamente no assento.

Então, como isso nada mudou, vem o carrinho e eu com braço levantado, como se chamasse o garçom desesperadamente, antes que ele vá embora. E aquele trajeto até onde estou sentado, parece uma eternidade e o carrinho se aproximando em slow motion, e fico imaginando comer o carrinho todo (vai gordinho!!)

E quando finalmente chega e se eu soubesse como travar as rodinhas, minha felicidade estaria completa!!! Vejo a parte de cima do carrinho e os bentôs lindamente embrulhados e empilhados olhando para mim. Um mais lindo que o outro, que dá dó de abrir. A tampa fixado com apenas um elástico, até dá pra se divertir, fazendo pistolas e atirando nos outros passageiros (hoje não faço mais isso).

Eu realmente não sei o porque acho tão bom a comida dos trens. Será que é o clima de estar viajando? Ver todos em volta em um momento de lazer? Mas só sei que eu como igual à um homem das cavernas e acho tudo muito bom!!! Um capricho danado como é feito, que encanta os olhos!!!

(Bentôs dos mais variados tipos, sanduíches e até kit no formato do trem para crianças)

Só sei que qualquer coisa que eu como nos trens, seja o Trem Bala, ou linha mais regionais, faço a questão de sentir esse prazer. Nunca fui naquele vagão refeitório, nem quero e nem sei onde fica.

A minha melhor viagem, foi quando saí da estação inicial de Hakata, na Província de Fukuoka rumo à Tokyo na estação final. Mesmo na viagem expressa duraria 5 horas. Mas olha para a minha cara sueca. Nem aí!!! Ainda mais meus tios me reservaram uma cabine em um dos vagões de andar duplo e fiquei em cima, foi do *&^$%^#&&$$^!!!!

Imagina eu com toda a cabine para mim, podia deitar, levantar, pular e fazer mais outras coisas (censurado)/ Daí quando vem o carrinho, eu tentava convencer a moça a colocar para dentro (o carrinho). E a bagunça de papéis que eu fazia? Misericórdia!!!

E tirando a parte que o trem bala mergulha num túnel interminável que liga a Ilha de Kyushu à Honshu, a vista é espetacular!!! E claro sente-se ao lado esquerdo, quando se vê o monte Fuji. 

Como vi no filme “Carros” da Diney: “As pessoas ganham 5 minutos de viagem, para perder todo esse espetáculo da natureza”.

PÔ, que vontade de andar de trem bala, que me deu agora!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário