terça-feira, 17 de julho de 2012

Sakura Moti



Já falamos muito de salgados que a minha pressão está subindo. Que tal vermos um doce famosíssimo no Japão, o SAKURA MOTI? Quem já provou este doce já ficou pensando: “Tenho que comer a folha, ou não?” Ok. Respondendo. Senão comer a folha, é o mesmo que pegar um sanduíche e deixar o pão. Então é isso. 

Também muito já me perguntaram: “O Sakura Moti que minha avó fazia é diferente do que eu vejo na Liberdade.” Sim, pois existem 2 tipos de preparo e a sua finalização também é bem diferente. Vamos ver então?



Estilo EDO (Ou CHOUMEIJI ou Kantô) 


É uma massa de moti em pó, misturado com água até fica pastoso e assado bem de leve, que envolve o Anko (Massa de Azuki) envolto com uma folha da cerejeira.

Criado em 1717 em Edo (Atual Tokyo), era feito e vendido no portal do Templo Choumeij, por causa dos fabulosos pés de cerejeira na parte interna, que a população queria saber se havia algum jeito de fazer um doce com a flor símbolo do país.

Daí a coisa foi pegando gosto e a procura aumentando, a ponto de não dar conta de tantos pedidos, a receita passou para o confeiteiro Yamamoto-yá, para atender o mercado.
Esse doce é feito até hoje nas regiões de Kantô, províncias do norte voltado para o Pacífico e Akita.



Estilo JOUKATA.  (Ou DOUMYOUJI ou Kansai)


Nesse Sakura Moti, já muda completamente. Se o de Edo é assado, o de Joukata é cozido à vapor. Deixa o arroz motigome de molho com corante, depois coloca em uma bacia, vai para a panela e cozinha à vapor. Logo em seguida enquanto quente, faz os bolinhos, abre e coloca o Anko. Feche-o e envolve com a mesma folha de cerejeira, já previamente temperada na solução de água e sal. 

Aproveitando o sucesso do Sakura Moti no estilo Edo, confeiteiros criaram essa forma diferente para concorrer ao original. 

São feitos nas regiões oeste e sul do Japão.

Bom, não é qualquer folha de Sakura (cerejeira) que dá para fazer O recomendado é o OOSHIMA SAKURA, que tem flores mais claras ao invés do rosa intenso, como costumamos ver. Tem as folhas mais firmes e quebra menos. Mas acho que no Brasil tem mais o OKINAWA SAKURA, que são mais perfumados e até melhor, com cores mais vivas, pois em contato com o sal e a água a tendência é perder a cor.


E claro, para as pessoas que desejarem se aventurar em fazer o Sakura Moti, aqui está o link da MARISA ONO, onde ela testa os dois, com ingredientes que conseguimos aqui no Brasil. Recomendo muito!!! Veja aqui





2 comentários:

  1. valeu pela história dos motis, as fotos estão lindas e é sempre bem vindo preservar uma cultura tão importante. O BRASIL possui a maior colonia japonesa no mundo fora do Japão e preserva mais os costumes e tradições do que a própria juventude do japão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta.

      Concordo plenamente. A colônia japonesa no Brasil, não sofre tanta alteração da cultura, como no Japão. Nem sempre a inovação e tendências são positivas. Se surge uma coisa nova, algo da tradição, cai no esquecimento.

      Um grande beijo!

      Adegão,O

      Excluir