terça-feira, 17 de julho de 2012

Café da Manhã no Japão




Em conversa com a minha cunhada, a Lilian Danker (casada com alemão) me fez lembrar do café da manhã no Japão.

Enquanto os norte-americanos comem muito no café da manhã, um lanche no almoço e um jantar reforçado, no Brasil o café da manhã é um pãozinho, frutas e café, almoço e jantar reforçado. Bom, no Japão embora que já tenha sofrido várias influências do exterior, muitos ainda adotam o estilo uniforme para as 3 refeições do dia. 

Ou seja, come-se arroz, missoshiru, um peixe assado, algumas conservas e um bom chá verde. Muitos podem achar. “Imagina o tempo que se leva para comer tudo isso.” Daí eu respondo com outra pergunta: “Imagina a mãe que tem que preparar tudo isso. A que horas ela acorda???”

A gastronomia japonesa tem disso. Em uma única refeição, há pelo menos de 3 à5 opções de comida, tirando o arroz a uma sopa. A logística disso funciona como num restaurante. Há itens que você pode preparar de uma vez e pegar aos poucos, como no caso dos TSUKEMONOs (Conservas), TSUKUDANIs (Conserva adocicado), enquanto põe o arroz na panela elétrica, pode ir fazendo o missoshiru e assando o peixe ao mesmo tempo. E se ainda sobrar um tempo, quem sabe um DASHIMAKI (Omelete adocicado no estilo rocambole)?

Daí vem toda a tropa da casa recém acordado e ainda reclamando da vida, já é um bom motivo para tomar bronca logo cedo. Imagina se ainda perde o horário e aquela gritaria: “NÃO DÁ TEMPO DE COMER!!!!” Imagina a felicidade da mãe que faz todos esses itens com (um certo) carinho? É de matar!!!

Recentemente quando fui ao Japão e me hospedei na casa do meu primo em pleno inverno, eu dentro daquele futon quentinho me sentindo no paraíso, ouço a faca bater na tábua de longe. “Puxa vida, é a esposa do meu primo fazendo o café da manhã.” E eu com longos anos trabalhando na cozinha, dá para ter a noção do que ela estava cortando. A cebolinha para o missoshiru. Bom temos que levantar. O bom quando se está nevando no Japão, é que nem precisa lavar o rosto para despertar. Basta entrar no banheiro, pois sempre a janela está aberta. Xixi? Só depois de 10 minutos. Claro que fazia sentado, no assento que é fofo e aquecido. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Daí lavemos o rosto na água quentinha, escova os dentes e vamos para a cozinha. Vejos os meus primos-sobrinhos brincando na mesa (ainda não era pai), meu primo lendo jornal E assistindo o noticiário da manhã pela TV, enquanto minha prima, assa algumas unidades de SHISHAMÔ (Capellin). Eu vendo a cena, era como se estivesse em um dos dramas japoneses. 

Confesso que, quando vi a mesa montada, eu que não tomo café da manhã, aliás tomo literalmente um café brasileiro, foi como se enchesse a barriga só dever tudo aquilo. Mas estou na casa dos outros e nos submetemos às regras.

Um pouco de arroz, um gole de missoshiru, que espetáculo. O NATTÔ (Soja fermentada) com ovo cru, bate até que estica em cima do arroz, peixes com um leve queimado, duas fatias de omelete e conservas. NÃO É QUE COMI TUDO????

E o mais engraçado, duas manhãs depois, já sentia falta daquela mesa farta no café da manhã?

Para ver como é o habito de um país. 



5 comentários:

  1. Vi um programa acho que na GNT a Daniela Suzuki se hospedando num templo no Japão e eles faziam cedinho o café da manhã, só que lá, primo, visita também botavam a mão na massa

    =)

    Milton T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton T

      Realmente, quem se hospeda em templos, não são vistos como visitantes e sim aprendizes. Não só o preparo da comida, mas a limpeza das praças, do templo e a meditação. Quem mandou ir num templo, né? hehehehehe

      Abraços!!

      Adegão,O

      Excluir
  2. Muito obrigada por ter postado minha sugestão. Confesso que não tomava café da manhã na época que fui ao Japão visitar a família da minha avó e eu sabia que precisaria encarar uma "refeição matinal".
    Me esforcei para comer e gostei, pois com um café da manhã reforçado, você não sente fome no intervalo até o almoço, evitando a saidinha para beliscar um biscoito e tomar um cafézinho.
    Outra coisa é o equilíbrio das vitaminas que não é só carboidrato, pois temos proteínas e diferentes vitaminas, fora o chá e produtos derivados de soja que possuem propriedades anticancerígenos.
    Muito legal o seu blog e foi um prazer participar.
    Caso eu tenha outra sugestão, te mando a dica.

    Abraços,

    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian Danker

      Pois é querida cunhada. O post está sendo bastante lido e garanto que muitos não faziam idéia de como é um café da manhã no Japão. Nós como descendentes, podíamos compartilhar mais essa cultura, que muitas vezes, não consta em livros e revistas, muito menos em Guias de Viagem. Imagina um turista no Japão, conhece toda a linha ferroviária, mas se depara nesse tipo de cultura.
      Quero e preciso que me ajude a melhor mais o blog que está começando!!

      Beijos!!

      Adegão, O

      Excluir
  3. Maravilhosas estas informações! Os descendentes de japoneses conseguem os ingredientes para se fazer um café da manhã desses aqui no Brasil? Vê se conta mais! Adorei essas histórias.

    Marcio Adriano Seno

    ResponderExcluir