sábado, 14 de julho de 2012

Kabayaki de Unagui





Tenho praticamente uma tara mortal por Unagui (o prato) e toda vez que vou ao Japão, tenho de aguardar por 5 horas até a próxima conexão para a cidade da minha avó materna, que fica em Fukuoka. Então, perambulando por todos os cantos do espetacular aeroporto de Narita, obrigatoriamente eu como Unagui. 

Esta enguia de água doce, ou chamado de “Anguilla japonica”, vivem em mangues. Pode atingir cerca de 1.3 metros de comprimento, com olhos bem redondos e uma boca grande. Tem sua pele coberta de escamas, porém vistas somente com microscópio. Ou seja o Unagui possui a menor escama do mundo. 

Pois bem. Muitos japoneses comem o Kabayaki de Unagui, primeiro que ele vem grelhado e temperado ao molho feito de shoyu, mirin e açúcar. Com toda a gordura que o peixe tem, unido por esses condimentos, um aroma incrível que puxa qualquer pessoa, como nos desenhos do Pica-pau. Além do aroma, o Unagui é rico em proteínas e de fácil digestão o que não força o já cansado corpo por causa do intenso calor do verão japonês.

Talvez por isso, sempre cai bem eu comer unagui, logo depois de enfrentar cerca de 30 horas de viagem e criar coragem para mais 1 hora de vôo até a casa de minha avó.

A enguia é consumida desde o período feudal japonês na Dinastia Edo (1800 e bolinhas)  e adorado por todos.......que tinham dinheiro, pois até os dias de hoje, é um prato sofisticado. 

O preparo do Kabayaki de Unagui não é tão difícil, mas é muito trabalhoso. Primeiro é a paciência. Vamos supor que você consiga saber onde o unagui vive nos mangues fechados. Depois com uma vara fincada no solo e a linha de pesca amarrada na metade, um camarão no anzol e uma paciência de jó, pesque o bichinho. Leva para a cozinha e deve “criar” na água limpa por 2 à 3 dias, para tirar o barro e o odor. 

Aqui vem a parte um pouco mais complicada. Pegar a enguia viva, que solta uma gosma para escapar de predadores. Vamos supor novamente que tenha essa sorte, finca a cabeça na tábua com um espeto de metal, começa a abrir toda a carne de uma só vez. Aberta a carne e tirada toda a barrigada, você deve “inserir” ranhura sem cortar a pele, para facilitar na grelha e assim todo o caldo penetrar na carne.


Feito isso, vamos grelhar à carvão. Primeiro a carne para baixo vai assando lentamente. A gordura pingando na brasa,..........que espetáculo. Em seguida, tira o filé e mergulha no caldo quase pastoso e agridoce. Volta para a grelha e dessa vez a pele para baixo. Aí que começa a baixaria. É o caldo e gordura pingando na carvão e o aroma? HUUUMMMMM!!!

Depois de pronto, só servir em cima do arroz branco fresquinho e mandar ver!!! Não fique triste ou deprimido depois de ler tudo isso. Temos a enguia já previamente grelhado, temperado e congelado, disponível no mercado brasileiro e inclusive aqui na Adega de Sake. Então....


Ah, o que quer dizer Kabayaki? Se você traduzir “Kaba” no Google, vai sair “hipopótamo” HAHAHAHAHAHAH Não é nada disso. “Kaba” é a Tabúa ou Morrão-dos-fogueteiros, que mais parece uma “salsicha empanada” que se encontra em mangues e pântanos. E seu formato cilíndrico, comprido e na cor marrom, originou-se o nome “Kabayaki” ou “Tabúa Grelhado”. Legal, né?


2 comentários:

  1. Amo unagui e adorei este post! E tem na Adega? Tenho que ir logo! Rs
    Parabéns pelo blog! Muita coisa legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá She Kinoshita

      Tem na Adega sim!! Eu também amo comer Unagui e imagina a minha situação de ficar olhando todo dia e não poder comer!! HAHAHAHAHAHAHAHA
      Obrigado pelo elogio!!

      Um beijo

      Adegão,O

      Excluir