quarta-feira, 7 de agosto de 2013

HOSHIGAKI - Caqui Seco


Um dos doces que mais gosto é o HOSHIGAKI, ou Caqui Seco. Mais saudável e artesanal que isso não há. Na verdade é um caqui in natura, só que seco. Para quem não conhece, o Caqui é originário da China e bastante consumida no Japão. Símbolo do outono japonês, a fruta é rico em vitaminas  A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas, além de baixa caloria (80kcal por 100g).

No Brasil, é bastante cultivado no sul do país, em São Paulo, nas cidades de Itatiba, Mogi das Cruzes e Piedade. No começo os brasileiros só conheciam o SHIBAGAKI (Caqui Adstringente) e conheceram os Doces em 1916, quando imigrantes japoneses trouxeram do outro lado do mundo.

No Japão, a existência do Hoshigaki é encontrado nos registro no século VI. E ainda o missionário português Luis Fróis gostou tanto ao provar, que confundiu com figo. 

Para o preparo você pode escolher tanto o Adstringente quanto o Doce, mas é preferível a primeira opção, já que não se consegue comer ele puro, sem amarrar a boca. (faço Shochu de Caqui com este tipo).

O caqui adstringente rico em tanino que ao secar por semanas começa a ficar bem doce (quase 1,5 vezes o açúcar). O curioso é que muitos que gostam do caqui in natura, não apreciam o Hoshigaki e vice-versa. Por isso o Caqui Seco é apelidado de "Guloseima para quem bebe". Pior que o aroma lembra bem um licor de caqui feito de shochu. Há pessoas que pincelam sakes depois do término da secagem.

O processo, se e que podemos chamar disso, é pegar o caqui, descascar sem tirar o talo onde se faz um furo para passar um fio. Pendura-se várias unidades e deixa secando em áreas ventiladas. Pode usar o ventilador? Poder pode, mas são necessárias várias semanas. Pode usar espetos? Pode, desde que a fruta não tenha nenhum contato com nenhuma superfície.


Assim, passados 10 dias dê uma massageada com o indicador e o dedão. É nessa etapa que deve se retirar o caroço com um pinça. Quanto menos você quebrar o fruto melhor. Mais 5 dias, mais uma apalpada. Sua cor, de laranja fica bem escuro. Cristais de açúcar formam-se na parte externa sinalizando que está encerrado o secagem.

Pronto para o consumo e o que não conseguir comer, guarde em um recipiente bem seco e guarde onde não há umidade. Não há a necessidade de refrigeração. Embalagem à vácuo é a melhor forma.

O Hoshigaki, pode ser usado em várias composições de pratos, pães e sobremesas. Inclusive drinks. Que saber?



Numa jarra ou pote com tampa, coloque o shochu ou qualquer bebida destilada jovem ou envelhecida (usa algo mais barato) até a boca. A quantidade de caquis secos, vai depender do quanto doce, você quer deixar. Guarde na geladeira por 1 mês, para apreciar um bom licor de caqui. Melhor com gelo e/ou um pouco de água.

Deixe mais alguns meses e o ex-caqui-seco curtido no álcool, se transforma e um belíssimo petisco-sobremesa. Vai bem com queijos!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário