terça-feira, 24 de julho de 2012

DORAYAKI





Quase toda a minha infância, assistia e lia mangas. E o que mais li, foi o DORAEMON, um robô gordo e azul, no formato de um gato que vem do futuro para morar na casa de um menino. Ele não tem orelhas pois, acordo o mangá, ratos roeram e desde então, morre de medo dos roedores, ao contrário da sua natureza.

Bom, este simpático robô, adora DORAYAKI, uma espécie de sanduíche de pequenas panquecas com recheio de anko (massa doce de azuki). Até pensei que o doce, nasceu a partir do desenho, só que era o contrário.

Não se sabe ao certo, como e onde surgiu o doce. Mas a história conta que Musashibou Benkei, ou apenas Benkei, um dos samurais que se apresentava com uma lança, e conhecido como invencível pela sua força e generosidade com a população. Tanto que o doce nasceu disso. Benkei em um de suas batalhas, havia se ferido gravemente e foi salvo por uma pequena aldeia. E em retribuição, pegou um gongo e o colocou no fogo. Despejou uma massa feita de água e farinha de trigo, depois de assado finalizou colocando o Anko e distribuiu para as crianças. Gongo em japonês se chama DORA. YAKI é assado. Daí vem o nome de “Assado no Gongo” ou “Dorayaki”. Hoje é feito na chapa ou frigideira.

Tanto Benkei, como o Dorayaki, são adorados pelas crianças japonesas até hoje. Na época, era apenas uma panqueca e o anko por cima. Dobrava e comia. Só em 1914 o atual formato de duas panquecas e recheio de azuki foi adotado na loja USAGUI-YÁ em Tokyo e se espalhou por todo país.

Hoje o recheio não é só de Anko, mas de moti (um horror), massa de Kuri (Castanha-portuguesa) e até de pudim, na Província de Oita. No Brasil colocam creme ou chocolate.

Outros: O nome Benkei também á famoso pelo termo que se refere a nossa canela, apelidada pelos japoneses de  "Benkei no Nakidokoro". Até um samurai forte e invencível, era a única parte do corpo onde recebesse um golpe, se curvava e chorava de tanta dor. Parece com a Calcanhar de Aquiles. 

(Doraemon ama Dorayaki)

Quer fazer Dorayaki? Aqui, com a Marisa Ono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário